Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros10VariaSeminário de Doutoramento "Imagem...

Varia

Seminário de Doutoramento "Imagem Medieval, Investigação e reflexão interdisciplinar"

Maria Coutinho

Texto integral

1O Seminário de de Doutoramento "Imagem Medieval, Investigação e reflexão interdisciplinar" decorreu no 1º semestre do ano lectivo de 2010-2011 numa organização conjunta entre o IEM (Instituto de Estudos Medievais), o CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), IHA (Instituto de História da Arte e o CEIL (Centro de Estudos do Imaginário Literário), e com coordenação científica de Adelaide Miranda, Bernardo Vasconcelos e Sousa, Manuel Pedro Ferreira e Rosário Paixão. Visando uma abordagem interdisciplinar de questões relacionadas com a Imagem Medieval, o Seminário promoveu cerca de 8 sessões com conferências de reputados especialistas nacionais e estrangeiros, que se destinaram não só a estudantes inscritos em Doutoramento na FCSH, como a outros participantes. A iniciativa inseriu-se num projeto mais vasto de articulação de diversos campos de investigação que, a par das investigações transdisciplinares, procurou fomentar o debate sobre aspectos teóricos e metodológicos dos estudos medievais. Interesse e preocupação desde logo traduzidos nos objectivos do Seminário:

  • Integrar o doutorando num ambiente interdisciplinar de investigação.

  • Oferecer a possibilidade de contacto com as mais recentes metodologias e abordagens às diferentes áreas compreendidas pelo curso.

  • Possibilitar uma visão nacional e internacional do estado da questão das temáticas desenvolvidas.

  • Aprofundar o conhecimento e a compreensão crítica dos referenciais teórico­metodológicos da imagem medieval e da sua aplicação em contextos de investigação diversificados e interdisciplinares.

  • Facilitar os contactos internacionais para uma visão mais ampla dos problemas levantados ao longo da investigação.

  • Dar particular relevo aos contextos hispânicos, mediterrânico e atlântico nos quais se afirmou a estrutura e sociedade medieval portuguesa.

2Desde modo, e para tal, foi promovida uma sessão de Literatura com Philippe Walter e Irene Freire Nunes, duas de História da Arte com José Custódio da Silva e Etelvina Fernandez, de Musicologia com Maria Cármen Gómez i Muntané e Manuel Pedro Ferreira, de História com Adeline Rucquoi e Bernardo Vasconcelos e Sousa, e ainda de práticas metodológicas sobre métodos de pesquisa, constituição de corpus e levantamento de questões, a partir de uma comunicação de José Mattoso. Ao longo das sessões debateu-se a semiologia complexa da imagem, a sua definição, suporte que a sustenta (verbal, visual, mental, pictural), processos de simbolização, convergência de motivos que formam imagem e constituem um imaginário, ou ainda o modo como a transformação orgânica e intelectual do Homem altera a sua concepção de Imagem, no domínio artístico, musical, literário, ou em fontes documentais.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Maria Coutinho, «Seminário de Doutoramento "Imagem Medieval, Investigação e reflexão interdisciplinar" »Medievalista [Online], 10 | 2011, posto online no dia 01 julho 2011, consultado o 29 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/medievalista/237; DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.237

Topo da página

Autor

Maria Coutinho

Membro do Instituto de Estudos Medievais, FCSH-UNL, Membro do IHA, FCSH-UNL, maria1coutinho@fcsh.unl.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-NC-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search