Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros15RecensõesRalf Gottschlich, Das Kloster San...

Recensões

Ralf Gottschlich, Das Kloster Santa Maria da Vitória in Batalha

Virgolino Ferreira Jorge
Referência(s):

Ralf Gottschlich – Das Kloster Santa Maria da Vitória in Batalha. Hildesheim: Georg Olms Verlag, 2012. ISBN 978-3-487-14786-4

Texto integral

1Este estudo monográfico sobre a arquitectura do Convento de Santa Maria da Vitória na Batalha resulta de uma tese de doutoramento em História da Arte, apresentada e defendida pelo autor na Universidade Técnica de Dresden (Alemanha), no ano de 2002.

2Com agrado, verifica-se que o importante complexo conventual batalhino – “centro” da arquitectura sacra gótica do país – continua a merecer o empenho e a atenção privilegiados de investigadores estrangeiros, que ampliam a bibliografia do monumento noutras línguas e promovem a sua leitura no mundo científico. Entre vários contributos anteriores a atestar esse sucesso, refiram-se os trabalhos de natureza histórico-artística e arquitectónica do inglês James Murphy, do francês Jean-Marie Guillouët e do alemão Ralf Gottschlich, cuja obra agora é recenseada.

3O interesse do livro de Gottschlich é múltiplo, devido à visão ampla e à análise pormenorizada que oferece do monumento, descrito com uma riqueza de informação artística e de conhecimento técnico, muito úteis e pouco comuns entre os nossos historiadores da arte. Ao longo de 367 páginas ilustradas com fotografias e plantas, o autor apresenta o estado actual da investigação histórica e arquitectónica do conjunto dominicano batalhino, dá uma leitura renovada e sistemática dos edifícios conventuais e aprofunda alguns eixos de pesquisa acerca da nossa cultura artística de finais da Idade Média religiosa.

4Perante a impossibilidade de comentar, de modo extenso, a estrutura e o conteúdo da publicação de Ralf Gottschlich, organizada em três partes principais, compostas por vários capítulos, assinalam-se, unicamente, alguns dos aspectos considerados de maior importância ou pertinência e que permitem aferir a justeza deste estudo. Ao leitor atento caberá descobrir ou avaliar outros interesses do trabalho em apreciação, susceptíveis de conferir mais valor e significado àquele monumento dominicano.

5A realidade nacional dos séculos XIV-XVI e as condições sociopolíticas e económicas sob as quais surgiu e evoluiu este importante conjunto arquitectónico são retratadas e sintetizadas na parte inicial do estudo (págs. 1-53). A autoria e a responsabilidade de execução ou de condução das diversas obras batalhinas são aqui também discutidas. Julga-se que o tratamento desta matéria, que inclui a atribuição documentada das diferentes campanhas a onze mestres-de-obras, seria mais lógico e pedagógico se fosse apresentado e analisado com ulterioridade, num dos capítulos finais do livro. Com efeito, as notícias referentes à formação ou à origem geográfica e social desses construtores permitiriam, então, com outras achegas adicionais, interpretar ou entender, melhor e mais adequadamente, o tempo histórico e as circunstâncias de planificação e de laboração das várias fases da obra, o gosto e o poder régios, a circulação de influências artísticas, as linguagens formais do monumento e as respectivas concepções. A mesma opinião, e por motivos idênticos, vale para as referências aos trabalhos de conservação e restauro efectuados durante os séculos XIX e XX, cuja descrição e justificação parecem deslocadas aqui, nestes capítulos iniciais da monografia.

6A segunda parte do livro (págs. 58-285) abre com a leitura exterior e interior da igreja, inserindo-se nesta última os factores principais da planta, seguidos da sua análise métrica e proporcional. Este tema da medida e do número na arquitectura ainda está muito pouco estudado entre nós, não obstante a sua utilidade fundamental para o entendimento da construção durante a Idade Média. A este propósito, afigura-se mais coerente que no “scanner” metodológico e didáctico de uma obra de arquitectura a análise da organização espacial da planta deverá preceder a descrição e a leitura morfológica dos alçados, na qual eles radicam. Esta parte intermédia do volume inclui, igualmente, um ensaio de cronologia relativa das obras e a explicação arquitectónica do claustro real e dos espaços habitacionais circundantes, da Capela do Fundador e das chamadas Capelas Imperfeitas.

7A terceira e última parte da publicação (págs. 289-333) é dedicada ao enquadramento do conjunto dominicano da Batalha na arquitectura sacra da Península Ibérica, numa perspectiva crítica entre a tradição e a inovação verificadas ao longo dos séculos XIII a XV. Acredita-se que, nalguns aspectos particulares, embora comummente aceites mas nem sempre explícitos ou justificados, talvez haja um excesso de interpretação e o contributo da arquitectura religiosa nacional poderia ter sido mais explorado ou assumido e valorizado, quanto à sua afinidade ou apropriação.

  • 1 Entretanto, há a acrescentar algumas publicações acerca do antigo convento dominicano da Batalha, s (...)

8O exame metódico e reflexivo efectuado às construções do antigo convento batalhino apoia-se na utilização de uma bibliografia abundante1, em muitas notas documentadas e numa vasta iconografia de acompanhamento, objectivando um texto esclarecedor e abalizado da arquitectura do régio conjunto dominicano. No olhar e no discurso de Gottschlich são visíveis as preocupações e os esforços para identificar e discutir os assuntos de pesquisa e de decifração crítica mais sensíveis deste monumento religioso e, com capacidade hermenêutica, propor hipóteses ou soluções explicativas acerca dessas dificuldades ou questionamentos.

9A planta desdobrável do Convento da Batalha, apresentada em apêndice, contém informação limitada e insuficiente para o correcto julgamento bidimensional da sexcentenária construção, mormente para o leitor-utilizador que não conheça bem aquele magno e singular edifício.

10Com esta monografia académica, o nosso autor melhorou e acrescentou saberes para uma compreensão mais epistemológica do conjunto de Santa Maria da Vitória na Batalha. Em simultâneo, o livro de Ralf Gottschlich convoca a atenção e desperta o surgimento de investigadores para uma época significativa e criativa da história e da arte nacionais, rasgando novos horizontes de estudo e favorecendo a integração, mais alargada e reconhecida, do património arquitectónico do nosso país no vasto contexto cultural e artístico europeu.

Topo da página

Notas

1 Entretanto, há a acrescentar algumas publicações acerca do antigo convento dominicano da Batalha, saídas após a investigação principal de Gottschlich e que merecem referência: GUILLOUËT, Jean-Marie – Le portail de Santa Maria da Vitória de Batalha et l’art européen de son temps/O portal de Santa Maria da Vitória da Batalha e a arte do seu tempo. Leiria: Textiverso, 2011; MONTEIRO, António de Almeida – O voto de el-rei D. João I antes da batalha real. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2011; REDOL, Pedro O Mosteiro da Batalha e o vitral em Portugal nos sécs. XV e XVI. Batalha: Câmara Municipal da Batalha, 2003, e SOARES, Clara Moura – O restauro do Mosteiro da Batalha. Leiria: Magno Edições, 2001.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Virgolino Ferreira Jorge, «Ralf Gottschlich, Das Kloster Santa Maria da Vitória in Batalha»Medievalista [Online], 15 | 2014, posto online no dia 01 janeiro 2014, consultado o 28 março 2024. URL: http://journals.openedition.org/medievalista/313; DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.313

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-NC-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY-NC 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search